É o instrumento do corpo para converter o coração. É a purificação do homem inteiro, nos seus sentidos e nos seus gestos, para libertá-lo, através da renúncia, à escravidão do pecado e de Satanás, seu maior artífice.
Orações repetidas e jejum, atenuam o castigo de Deus. (6.11.82) Gostaria de que as pessoas, no dia de hoje, rezassem Comigo. E que rezem o máximo possível! Que, além disso, jejuem nas quartas-feiras e nas sextas-feiras; que, todos os dias, recitem pelo menos o Rosário: os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. (14.8.84)
Hoje peço-vos que rezem pela paz. Neste tempo a paz está ameaçada, de um modo particular. Eu peço que renovem o jejum e a oração em suas famílias. Queridos filhos, Eu quero que percebam a seriedade da situação e que muito daquilo que vai acontecer depende de suas orações. Mas vós rezais pouco. Queridos filhos, Eu estou convosco e peço que, com seriedade, comecem a rezar e a jejuar como nos primeiros dias da Minha vinda. (25.7.91) O melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração, pode-se parar a guerra, pode-se suspender as leis da natureza. Esmola não substitui o jejum. Aqueles que não são capazes de jejuar podem, algumas vezes, substitui-lo pela oração, esmola e confissão; mas todos devem jejuar, excepto os doentes. (21.7.82)