“Queridos filhos, vós não fostes chamados para as trevas, mas para a luz; por isso, vivei a luz com a vossa vida”
Na festa do São João Baptista, 24 do Junho do 1981, muito antes da guerra, quatro jovens assistiram a uma aparição numa colina junto à aldeia. No dia seguinte outros dois viram-na também.
Os jovens amigos, de idades entre os 9 e 16 anos, viram numa luz brilhante a figura de uma donzela do grande beleza. Durante a terceira aparição respondendo a pergunta do um deles. ela disse-lhes que era a Bem-Aventurada Virgem Maria. Rainha da Paz.
Desde estes acontecimentos, vinte milhões de peregrinos do todos os cantos do mundo tem acorrido a Medjugorje para estar no lugar onde a Mãe do Jesus apareceu – e continua a aparecer todas as tardes.
Vicka, Jacov, Mirjana, Ivanka, Marja e Ivan.
A Primeira Aparição
Duas jovens. Ivanka de 15 anos e Mirjana do 16 anos, voltavam a casa depois dum passeio, por volta das 5 horas da tarde. Ivanka viu a figura duma mulher, coberta de luz, flutuando no ar. Chamou Mirjana e disse-lhe que estava a ver Nossa Senhora.
Outros dois jovens amigos, Ivan e Vicka, juntaram-se a lvanka e Mirjana, No dia seguinte vieram também os seus antigos Manja e Jacov. Desde então, os seis começaram a ver a “Gospa” (Nossa Senhora) todos os dias à mesma hora. Muitos visitantes também já viram estranhos raios de luz e fogos na colina.
Ao princípio as aparições duravam 30 minutos ou mais, mas agora tem 3 ou 4 minutos de duração. Dão-se às 17.40 (TMG) todas as tardes.
O que eles vêem
Os videntes podem ver, e mesmo tocar, na Virgem durante as aparições. Podem conversar com ela, mas ficam insensíveis ao barulho, à luz e à dor, como foi provado por numerosos testes científicos. Exaustivas investigações psiquiátricas também revelaram serem completamente normais, no verdadeiro sentido da palavra.
Maria fica de pé a uma distância de poucos metros em cima duma pequena nuvem. A sua presença é precedida por uma luz brilhante. Os videntes dizem que ela é duma beleza indescritível, radiante de santidade. Não parece ter mais de que 19 anos, com cabelos escuros e olhos azuis.
Costuma usar um vestido cinzento com um manto branco até aos pés, e uma coroa de 12 estrelas.
As conversas da Virgem com os Jovens exprimem ternura e amor maternal, e ela tem desempenhado o papel tanto de mãe como de professora, guiando-os na oração, dando-lhes conselhos e orientando‑os nas suas vidas.
Pe. Carlos Macedo
Pe. Jozo Zovko
Perseguição
À medita que se iam espalhando as noticias das acontecimentos extraordinários em Medjugorje, o governo Comunista reagiu com repressão. Enviaram polícia e militares à aldeia, os videntes foram detidos para exames psiquiátricos e as pessoas da aldeia foram importunadas. O pároco daquela atura, Pe. Jozo Zovko (Franciscano), for detido pela polícia secreta e preso durante 18 meses. Mas durante todo este período perturbado a Virgem Maria continuou a aparecer aos videntes sem nunca faltar.
As autoridades cessaram toda a perseguição e com a mudança do regime, os visitantes são agora bem-vindos. Apesar da guerra, a área de Medjugorje continuou pacífica, e até à data sempre sem qualquer perigo para quem a visite.
O Papel de Maria
A Virgem Maria confiou aos jovens dez segredos para serem revelados numa data posterior e uma série mensagens abertas dirigidas a todo o mundo. Estas mensagens são agora transmitidas no dia 25 cada mês.
A Virgem explicou aos jovens «Eu vim dizer ao mundo que Deus existe e que Ele vos ama. Ele é a plenitude da vida, e para gozardes esta plenitude obterdes a paz, tendes de Voltar a Deus.»
Maria apresenta-se como serva e mensageira de Deus. A mensagem que ela traz não encerra novos ensinamentos, mas faz eco do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja. Ela apela à paz através da oração.
A mensagem fundamental de Medjugorje é a Paz, através da entrega a Deus, da Oração, da Reconciliação e do Jejum.
O plano de Maria
Fé
Conversão
Oração
Jejum
Paz
Medjugorje é para todos
Actualmente, as mensagens mensais da Virgem Maria são ansiosamente esperadas por milhões de pessoas que tentam aplica-las às suas próprias vidas – para viverem as mensagens com sinceridade.
São poucos os que deixam Medjugorje sem ter experimentado urna regeneração espiritual. Muitos confirmam uma mudança dramática e duradoura nas suas vidas.
Embora a Igreja em Medjugorje seja Católica, acorrem Cristãos de todas as confissões e muitos também não Cristãos. A Mãe de Jesus deixou muito claro que as suas mensagens são para todos, e que todos somos seus filhos.
O Papa tem encorajado, particularmente, pessoas, incluindo os bispos a irem em peregrinação a Medjugorje. Mais de 25.000 padres e 200 bispos e cardeais já foram a este santuário não-oficial desde 1981.
Curas
Medjugorje não tem a ver com sinais e maravilhas, se bem que já têm havido muitos. Uma vez a palavra “MIR” (que em Croata quer dizer “Paz”) apareceu escrita no céu e o facto foi testemunhado por milhares de pessoas.
Tal como em Lourdes. Têm ocorrido numerosas curas.
Mas, as maravilhas mais importantes e numerosas têm sido as curas espirituais e conversões, através das quais as pessoas tem mudado as suas vidas e se tem reconciliado com Deus e com os outros.
O que nos é pedido
«Hoje convido-vos a vos tornardes missionários, das mensagens que vos dou aqui neste lugar que me é querido. Deus permitiu-me ficar tanto tempo convosco e por isso, filhinhos, estou a convidar-vos a viver com amor as mensagens que vos dou, e a transmiti-las a todo o mundo, para que o rio de amor possa correr sobre as pessoas cheias de ódio e sem paz.
Eu convido-vos, filhinhos a que vos torneis paz onde não há paz, e luz onde só há trevas. para que cada coração aceite a luz e o caminho da salvação.
Obrigada par terem correspondido ao meu apelo.»